Conheça os tipos de fundos imobiliários

Os FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) são produtos que buscam oportunidades no setor imobiliário, tanto na construção ou aquisição de imóveis quanto na negociação de ativos de renda fixa atrelados ao setor, como LCI e CRI.

Em comum com os fundos de investimento tradicionais, os fundos imobiliários têm seus recursos aplicados por um gestor, que procura as melhores opções dentro de cada estratégia.

Outra semelhança é a divisão do fundo em cotas, ou seja, investir em FIIs é ter uma parcela do fundo.

No entanto, os FIIs diferem dos fundos tradicionais principalmente pelo fato de que a negociação é feita através do home broker de uma Corretora. Ou seja, os FIIs são comprados e vendidos de modo similar ao que ocorre na negociação de ações.

O investidor pode lucrar ao vender as cotas por um valor maior do que o adquirido ou pela distribuição dos rendimentos aos cotistas. No entanto, as cotas também podem apresentar variações negativas. Portanto, trata-se de um investimento que exige planejamento e estratégia.

Quais são os tipos de Fundos Imobiliários?

FIIs são classificados de acordo com a estratégia de investimento e ativos utilizados. Existem várias categorias que o investidor pode escolher, tendo em mente seu perfil e estratégia desenhada. Confira os principais tipos de FIIs:

Fundos de papel

Também conhecidos como FIIs de recebíveis ou FIIs de ativos financeiros, eles investem a maior parte do capital em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário (LCI e CRI). O principal risco é chamado risco de crédito, relacionado ao pagamento dessas aplicações pelos seus emissores.

Fundos de desenvolvimento

Os recursos são voltados com prioridade para o setor da construção e incorporação imobiliária. Os rendimentos vêm da venda desses empreendimentos e podem envolver riscos maiores e consequentemente um maior potencial de retorno.

Fundos de tijolo

A maior parte do capital é destinado à aquisição de direitos sobre imóveis, com o objetivo de gerar renda através da locação deles. O risco está sobretudo na inadimplência dos aluguéis ou vacância de espaços disponíveis para alugar de cada empreendimento.

Shoppings

Investem no segmento de shoppings. São diversas opções de ativos, com diferentes públicos e regiões. Além do aluguel das lojas, podem ganhar com estacionamentos ou percentual de vendas dos condôminos.

Logística

São especializados em investir em galpões de armazenamento e distribuição de mercadorias. Podem ser contratos de longa duração com grandes companhias. Por esse motivo, são considerados mais seguros, menos expostos a flutuações na vacância e valor dos aluguéis.

Escritórios

Os recursos são mais voltados a grandes prédios comerciais. Desde os fundos monoativo, que detêm apenas um imóvel, até fundos com investimentos espalhados por diversas regiões.

Além desses segmentos, há ainda fundos dedicados a hotéis, escolas, hospitais e agências bancárias, entre outros. Dessa maneira, são diversas opções para o investidor construir uma carteira rentável e diversificada.

Como investir em FIIs?

Para investir em Fundos Imobiliários, é necessário ter conta em uma Corretora. A compra e venda de cotas funciona da mesma maneira que ações: o investidor escolhe o fundo e o valor aplicado e envia a ordem para adquirir o número de cotas correspondente.

É possível aplicar com valor baixo, o que permite que se conheça melhor a aplicação antes de realizar aportes maiores. Além disso, a popularização desse investimento vem aumentando a liquidez das cotas, então o investidor pode negociar seus ativos com facilidade na maioria dos fundos.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um passo importante para um planejamento financeiro de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Invest, estamos aqui para isso.

Tenha uma experiência única em um só lugar, entre em contato com nossos assessores!

Seja bem vindo(a) a esse novo mundo.

Um abraço

Time Strike Invest