Qual a importância da diversificação nos investimentos?

O verbo diversificar refere-se ao ato de variar. No caso de investimento, ele está ligado à aplicação de dinheiro em diferentes tipos de ativos, como fundos imobiliários, ações etc. A técnica visa diluir riscos e também maximizar ganhos, dessa maneira, mesmo que haja um desempenho negativo de uma ação, por exemplo, isso não trará perdas definitivas ao investidor.

A diversificação ajuda a minimizar o peso da performance que alguns tipos de investimentos têm, mas serve também para manter uma tríade muito importante: o risco, a liquidez e a rentabilidade. … A ideia é trabalhar em cima de uma estratégia de risco e retorno, sempre no longo prazo.

Dito isso, pedimos licença para falar sobre outra coisa. Hoje queremos falar sobre o medo. Isso mesmo, medo! Esse sentimento que nos paralisa, tem um papel fundamental na sobrevivência ou, pelo estado que ele provoca, em nossa morte – seja ela literal ou metafórica.

O grau de diversificação dependerá diretamente de alguns fatores pessoais e do mercado atual. Isso significa que é preciso levar em consideração aspectos como o estilo do investidor, afinal, uma pessoa com um perfil mais arrojado costuma correr mais riscos, enquanto o conservador prefere ações mais seguras.

Por que diversificar os investimentos é tão importante?

O ato de variar os ativos é uma maneira de lidar com a imprevisibilidade do mercado das finanças. Só para compreender um pouco mais sobre a questão, pense nas oscilações diárias da Bolsa de Valores. Todos os dias, alguns ativos despencam enquanto outros aumentam o seu valor de mercado e isso é absolutamente dentro do esperado.

Agora, pare por um instante e reflita: se você coloca seu dinheiro em apenas um tipo de ação, se por algum motivo ela tiver uma redução brusca de valor, você perderá uma quantia significativa de dinheiro. Portanto, alocar em ativos diferentes é uma estratégia inteligente, minimizando os efeitos dessa oscilação diária, que às vezes atinge fortemente alguns segmentos do mercado.

No entanto, aqui vale uma ressalva: o foco não deve ser a variação apenas em mercados específicos, mas no estabelecimento de estratégias amplas que permitam inserir o montante em ativos distintos de ramos heterogêneos. A ideia é trabalhar em cima de uma estratégia de risco e retorno.

Como fazer essa diversificação?

O primeiro passo para a diversificação de investimentos é ter consciência de que existem duas opções para alocar os ativos, que são: a renda fixa e a variável. Além disso, o processo não consiste em optar por alguns produtos, mas sim em fazer a escolha certa entre classes de ativos, mercados e segmentos, levando em consideração para isso o seu perfil.

A Strike Invest, atua no mercado há mais de uma década auxiliando os seus clientes a tomarem as melhores decisões, sempre apresentando produtos e serviços diferenciados para seus clientes. .

Compreenda o seu ciclo financeiro

Você sabe em qual fase você se encontra em relação ao ciclo financeiro? Se você ainda não tem dinheiro suficiente guardado, a fase é a acumulação. Por outro lado, se já existe um bom capital em conta, mas o seu trabalho ainda é a sua principal fonte de recursos, a etapa é a de rentabilização.

Agora, se o seu ciclo de produção já diminuiu, por exemplo, e você está entrando na aposentadoria, a fase é a de preservação de capital. Mas, por que é importante saber disso? Tal conhecimento ajudará na definição dos tipos de investimentos, se os ativos devem ser aqueles que têm um alto crescimento rápido ou aqueles que proporcionam ganhos menores, porém, frequentes.

Quais são as vantagens de contar com a diversificação dos seus investimentos?

Para quem deseja investimentos mais sustentáveis, a diversificação é uma ação de grande valia. Até mesmo porque ela oferece vantagens, o que a torna ainda mais atrativa para o investidor!

Vale a pena reforçar que com a diversificação, a redução de riscos é considerada uma das maiores vantagens desse tipo de ação. Se o investidor está mais seguro, consequentemente, há maior tranquilidade na hora de aplicar o dinheiro.

Independentemente do perfil, mesmo que seja aquele mais arrojado, o investidor tem certo alívio quando forma uma classe de ativos de investimentos diferenciada, pois ele obtém ganhos em frentes distintas.

Mesmo os traders que realizam operações diárias têm ativos alocados em investimentos mais seguros, que garantem uma continuidade nos ganhos. Podemos dar o nome de equilíbrio financeiro a esse processo.

Apesar de algumas vezes ele reduzir o ritmo do crescimento do capital, essa é uma forma eficaz de construir um patrimônio de longo prazo. Então, se você sonha com a sua independência financeira ou com a compra de um bem de alto valor, vale a pena balancear os seus investimentos

IAlém disso, ter uma carteira de investimento focada em um só ativo pode ser bastante prejudicial para as suas finanças. Algumas pessoas preferem manter assim por questão dos riscos, ainda mais investidores conservadores, mas o que acontece, na verdade, é o contrário.

Como já explicamos, se uma determinada carteira tem um decrescimento brusco na sua lucratividade, consequentemente, o montante investido pode diminuir consideravelmente ou mesmo render abaixo da inflação, o que significa a redução do patrimônio e influência na conquista dos seus objetivos.

Ter conhecimento sobre investir melhor o seu dinheiro e tomar decisões quanto aos ativos a serem escolhidos é a melhor maneira de conquistar os seus objetivos financeiros. Por isso, se você deseja mais equilíbrio e ainda conquistar ganhos maiores, a diversificação de investimentos é um processo imprescindível.

Gostou desse artigo? Acredita que ele possa ser útil também para os seus amigos? Então compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais!

 

Um abraço

 

Time Strike Invest